30/10/2019

Consumidor moderno no varejo | O que espera de um supermercado

Consumidor moderno no varejo | O que espera de um supermercado
O consumidor moderno no varejo alimentar possui um perfil bem diferente de alguns anos atrás. Além de mais empoderados, estão sempre em busca de dos melhores canais de compra.

E diante de tal realidade, entender melhor o que o cliente espera de um supermercado faz toda a diferença. Isso porque, pensar menos nas vendas e mais na expectativa do cliente é um ponto decisivo quando o assunto é satisfazer o consumidor. 

Ao saber o que ele espera é possível fortalecer o relacionamento e sair na frente dos seus concorrentes. E para ajudá-lo nessa tarefa, a seguir, vamos apresentar fatores que o consumidor moderno no varejo espera de um supermercado, que talvez você ainda não tenha conhecimento.

O que consumidor moderno no varejo espera de um supermercado

Estabeleça uma relação de confiança

Estabelecer uma relação de confiança é fundamental para gerar uma reputação positiva e ser bem visto pelos consumidores, fornecedores e colaboradores. 
Além dos mais, poderá determinar a forma com que as pessoas interagem e tomam as decisões de compra dentro de seu estabelecimento. É por isso que dar atenção à sinalização dos preços é tão importante. Caso o cliente se sinta confuso, não vai ter confiança para realizar a compra.

Portanto, tenha muita cautela, pois nessas horas, um simples erro pode ser crucial, levando o consumidor ao rompimento da relação que ele tem com seu supermercado.

Ofereça uma experiência agradável

Antigamente, as questões econômicas da empresa eram consideradas o único fator importante, porém, com o consumidor moderno no varejo, o cenário houve mudança, em que a experiência do cliente é essencial para o sucesso e crescimento do negócio.

Portanto, é preciso trabalhar o seu ponto de venda de modo que os visitantes tenham uma experiência agradável neste ambiente e encontrem facilmente o que buscam ali.

A limpeza e a organização das gôndolas são itens básicos, porém decisivos para que o cliente queira comprar de você. Todos esses detalhes são relevantes e que ajudam a formar a percepção de qualidade na mente do consumidor.  E o mais importante, fideliza os clientes, de maneira que se sintam bem atendidos e queiram sempre voltar.

Comunicação rápida e eficiente

O consumidor moderno no varejo está em busca de resposta e soluções rápidas, que não tomam muito seu precioso tempo. Por isso, eficiência e agilidade são características muito valorizadas dentro de um supermercado. 

Diante disso, saiba que quanto mais fácil as coisas forem para o cliente, melhor. Afinal, seu objetivo é poder encontrar os produtos que procura de forma rápida, sem perder tempo.

Para isso, organize as gôndolas em torno destes parâmetros a fim de passar o máximo de informações relevantes sobre os produtos e aumentar as chances de compra.

Use cartazes de oferta para dar respostas sobre as diferenças de preços e marcas, mostrar quais produtos podem ajudar nas tarefas domésticas, informar quais oferecem mais praticidade e os melhores preços, são apostas interessantes.

Solucione seus problemas

Cada consumidor possui um tipo de comportamento, hábitos, desejos e necessidades específicas. Para cada faixa etária, existem jeitos diferentes de consumir.

Portanto, para saber o que o cliente espera de um supermercado, não tem jeito, é preciso conhecê-lo e você pode fazer isso através de uma pesquisa de mercado.

Só assim será possível criar as interações e pensar em estratégias diferenciadas para atendê-lo. Ser proativo, no entanto, não significa que você deva deduzir o que o cliente quer, antes de perguntá-lo.

Até porque, quando você se preocupa mais em vender do que em resolver o problema do cliente, muita coisa pode dar errado.

O consumidor moderno no varejo e pesquisa de mercado

Mantenha o contato direto e pessoal

Estar próximo dos clientes é fundamental. Mesmo que você seja obrigado a se afastar um pouco para se dedicar a funções administrativas, operacionais e estratégicas, programe-se para, periodicamente, focar no atendimento. 

Observe como os clientes se comportam e quais são suas preferências. Escute o que eles têm a dizer sobre sua empresa.

Descubra o que atrai seu cliente

Por que o cliente escolheu você, e não seu concorrente? Qual é o seu diferencial? Para ter um posicionamento relevante perante o cliente no comércio varejista é importante entender qual problema que seu produto ou serviço resolve para ele. 

O seu produto está satisfazendo e seu custo-benefício são respostas que devem ser levantadas e poderão ajudar a medir a satisfação dos consumidores. Cabe ressaltar, a importância de contar com um distribuidor de alimentos que ofereça marcas renomadas e mercadorias de qualidade.
 
Faça pesquisas de satisfação e opinião

Pode ser online, pelo telefone ou no bom e velho papel. Não importa. O interessante é perguntar ao cliente o que ele achou do atendimento, por que escolheu o supermercado, quais as formas de pagamento favoritas e ainda deixar o espaço aberto para que ele possa dar sugestões à empresa.

Este formulário pode ser apresentado no momento da compra ou enviado posteriormente por e-mail ou até mesmo via Correios. Uma maneira de incentivar a participação é oferecer bônus em troca das respostas. Por exemplo: pontos em programas de vantagens ou cupom de desconto para as próximas compras.

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