15/10/2019

Exposição de mercadorias nas prateleiras | Veja como aumentar o faturamento

Exposição de mercadorias nas prateleiras | Veja como aumentar o faturamento
Quem já ouviu aquele ditado que detalhes fazem toda a diferença irá se identificar com o post de hoje, em que vamos falar sobre a importância da exposição de mercadorias estrategicamente nas prateleiras. 

Conhecer alguns truques na organização dos produtos pode ajudá-lo a aumentar o faturamento significativamente.

Deixe as mercadorias dentro do campo de visão dos clientes

A exposição de produtos e mercadorias nas prateleiras do supermercado devem ser feitas sempre de maneira assertiva, ou seja, optar em expô-las dentro do campo visual dos clientes faz com que a percepção deles seja mais rápida.

Para isso, lembre-se que os produtos mais importantes devem ficar à altura dos olhos, isso porque, geralmente o consumidor sempre olha na linha do horizonte, por isso, seus produtos não devem estar nem muito abaixo dessa linha e nem muito acima dela.

Estimule a compra por impulso

Para despertar o desejo da compra por impulso, a exposição de produtos deve ser feita em locais estratégicos, como em prateleiras próximas ao caixa.

Invista e divulgue bem as promoções, reforçando sempre as vantagens de se comprar naquele momento. A ideia é despertar no cliente um sentimento de urgência, ou seja, que ele precisa daquele produto naquela hora, para que a compra seja efetivada. 

Use prateleiras móveis para destacar as promoções

A exposição de mercadorias em prateleiras móveis é uma excelente alternativa para destacar as promoções, isso porque, elas podem ser movimentadas de um ponto ao outro, o que permite fazer testes, a fim de encontrar o melhor ponto estratégico.

Use a criatividade e faça a diferença

Todos nós sabemos que a primeira impressão é a que fica e por isso a forma como os produto e mercadorias estão expostos influenciam e muito a decisão de compra do consumidor. 

Isso porque, a partir do momento que determinado produto se torna mais visível, a pode levar o cliente a comprá-lo mais facilmente.

Portanto, use a criatividade a seu favor e organize os produtos mais importantes que possuam embalagens mais chamativa nas prateleiras que são de fácil acesso e estão no campo de visão do cliente.

De modo feral, exponha a exposição das mercadorias devem ser realizadas de forma criativa e que chame a atenção dos clientes, além de deixá-los sempre fáceis de se encontrar.

Categorize os produtos

A categorização também é um excelente truque que deve ser usado nas técnicas de exposição, que consiste na organização de produtos similares, a fim de  facilitar a experiência do cliente e ao mesmo tempo estimular a venda de mais produtos.

Para isso, é preciso agrupá-los de acordo com alguns critérios, que vão variar de acordo com sua estratégia. Vamos a um exemplo, categorize as guloseimas em geral, pois ao consumidor se deparar com uma delas, vai se interessar pelas outras que complementem essa atividade.

Dessa forma, fica muito mais fácil chamar sua atenção e estimular a compra de outros produtos. A categorização de produtos também funciona considerando preços, marcas e qualidade.

Alinhar as mercadorias seguindo essa lógica facilita para clientes que consideram esses fatores como muito importantes na hora da decisão de compra. 

Áreas nobres do estabelecimento: quais são e como usar?

Outra forma de trabalhar bem a exposição de produtos e mercadorias no visual merchandising é diferenciar e trabalhar as áreas nobres do estabelecimento. Essas áreas são conhecidas pela sua maior exposição e visibilidade pelo consumidor.

Geralmente, as áreas nobres de um supermercado são aquelas que o consumidor visualiza logo de cara, na frente e nos corredores principais. As áreas nobres estão sempre à altura dos olhos, o que reforça a ideia de que elas têm sempre um acesso mais fácil.

Os produtos que devem ser expostos em áreas nobres devem ser aqueles de alto giro, que vendem com mais facilidade e ofereçam maior margem de lucro.

Para concluir, lembre-se que além de seguir e aplicar todas essas estratégias de exposição de mercadorias é essencial contar com um distribuidor de alimentos que ofereça produtos de qualidade e marcas renomadas. 

Afinal, dessa maneira poderá proporcionar o que há de melhor aos consumidores, o que consequentemente poderá fideliza-los e mantê-los satisfeitos.

Compartilhe: