30/09/2019

Gestão de supermercado | Erros que podem acabar com o seu estabelecimento

Gestão de supermercado | Erros que podem acabar com o seu estabelecimento
Alcançar os objetivos almejados e reduzir custos são algumas das estratégias que norteiam os processos e operações de uma boa gestão de supermercado. 
Buscar sempre novos métodos, novas tecnologias, aperfeiçoamento e novas ferramentas são orientações pelas quais o gestor deve se atentar.

O que é necessário para uma boa gestão de supermercado?

A resposta é clara, gerenciamento estratégico de categorias, compras e negociações, prevenção de perdas, legislação sanitária e mix de produtos. Além disso, deve-se levar em consideração a gestão de pessoas, o perfil do consumidor, pesquisas de mercado, precificação, marketing no varejo, logística e até mesmo o e-comerce.

Aspectos importantes na gestão de supermercado

Leva-se muito em consideração aspectos como controle de estoque e o controle de produtos, capital de giro e giro de produtos.

O número de funcionários deve ser de acordo com o tamanho do supermercado e a sua demanda. É preciso ter caixas em vários horários, embaladores, repositores, faxineiros, seguranças e profissionais capacitados para atuar em açougues, padarias, lojas que possam existir dentro do estabelecimento.

Outro aspecto de extrema importância é seguir de acordo com a lei. Para isso, há a necessidade de um suporte de empresas e consultores contábeis.

A gestão de compras também é essencial, um dos pontos principais para o sucesso da sua empresa. É por meio dela que os resultados aparecem. Uma gestão bem feita gera uma fidelização maior com os fornecedores, permitindo assim, maior lucratividade e fluxo de caixa coerente.

Passos importantes para o gerenciamento dos supermercados

 A preocupação com o financeiro é primordial à qualquer organização. E isto, inclui estratégias para a redução de perdas e gastos extravagantes. É importante monitorar as finanças e para isso, pode-se utilizar uma rápida e ágil ferramenta: a tecnologia. Deixar de lado as antigas papeladas e dar lugar à tabelas. Essas mudanças, com certeza, gerarão maior lucratividade.

Algumas empresas estabelecem metas. Para tal, é necessário trabalhar com o que conhecemos por indicadores de performance, ou seja, conhecer o número de candidatos, de treinamentos oferecidos e de reuniões entre gestores e colaboradores. Isso ainda permite um monitoramento e avaliações (de forma positiva e negativa). Com tudo isso, você poderá identificar a satisfação dos clientes, dos funcionários, saída de produtos, etc.

Você sabe que a gestão de supermercado está funcionando, quando se tem informações claras sobre o que entra e sai da loja, as transações e a frequência de compra dos consumidores.

Erros que podem acabar com o seu estabelecimento

É cabível o uso das novas tecnologias para o bom funcionamento do seu estabelecimento. Um dos fatores que podem prejudicar o sucesso da empresa é o “não acompanhar essas novas tecnologias”. Independente do tamanho do supermercado, essas tecnologias podem proporcionar muitas melhorias ao seu negócio.

A fidelização do cliente acontece, geralmente, por meio do feedback. Por isso, é necessário conhecer o seu público, a sua clientela. Compreender o comportamento do cliente como horários, classes sociais, periodicidade e outros aspectos, contribuem para o bom funcionamento das campanhas publicitárias, decoração do local e o mix de produtos. 

O setor financeiro é de extrema importância para o bom desenvolvimento comercial do seu supermercado. Não adianta se preocupar com todos os processos gestacionais da sua empresa, se o setor financeiro for deixado de lado. 

Preocupe-se com o capital de giro e o fluxo de caixa

Melhore sua gestão de supermercados

Faça uma lista com as tarefas a serem seguidas, de itens obrigatórios que vão permear a sua  gestão de compras. O barato sai caro. Esse ditado pode ser excluído se você optar pela renovação dos equipamentos. Isso vai permitir um funcionamento mais ágil do seu negócio.

Se atente ao seu quadro de pessoal e à gestão de pessoas. É muito importante o bom relacionamento entre o seu funcionário e o seu cliente. 

Distribuidor no Espírito Santo é referência para o seu supermercado

Os supermercados do Espírito Santo têm encontrado no maior distribuidor do Estado, um mix de produtos e marcas, além de praticidade, agilidade, tecnologia e fidelidade.

Estamos falando do Mariterra Distribuidor, que oferece logística e segurança na hora de transportar seus produtos.  Tem como objetivo principal, servir e melhor atender seus clientes. Presta serviços com qualidade, compromisso e respeito e é referência em todo o Estado do Espírito Santo.


Compartilhe: