25/07/2019

Conferência de produtos | Saiba como otimizar esse processo

Conferência de produtos |  Saiba como otimizar esse processo
Administrar um negócio de forma eficiente requer muita dedicação e principalmente organização, para colher bons resultados. Para isso, é preciso estar sempre atento ao gerenciamento de tempo, produtividade e a conferência de produtos.

Isso porque, o sistema de conferência de produtos é a única forma de organizar e ainda evitar problemas com desperdícios, por ser um processo que envolve tantas variáveis e por isso a importância de saber otimizá-lo. Veja isso, a seguir.

Saiba como otimizar a conferência de produtos

Mantenha o local organizado

Otimizar qualquer tipo de trabalho sempre é o recomendado, principalmente quando se trata da conferência de produtos e para garantir isso, comece organizando o local de recebimento e conferência.

Procure manter o espaço livre e tenha total controle para que não haja engano na entrada e saída de mercadorias. Vale ainda destacar que o ideal é ter um ambiente específico para realizar esse processo, pois um erro comum das empresas é descarregar todas as mercadorias dentro do estoque, o que pode resultar em uma conferência menos assertiva e consequentemente possíveis prejuízos.

Faça uma avaliação quantitativa e qualitativa

Ao chegar as mercadorias em seu negócio, verifique se o espaço onde será realizado a conferência dos produtos está bem iluminado, protegido de chuvas e excesso de calor, principalmente quando se trata de mercadorias perecíveis.

Também analise a quantidade de lotes e confira se todos têm o mesmo número de unidades, importante não se esquecer de separar os itens conforme for realizando a conferência, para evitar erros com contagem duplicada.

O próximo passo agora é analisar itens aleatórios de cada produto, atentando-se as especificações para ver se estão de acordo com o pedido. Entre elas verifique: cores, tamanhos, medidas, formatos, modelos e versões dos produtos recebidos.
Não esqueça de revalidar informações como: prazo de validade; acondicionamento correto e conformidade de peso de cada item.

Realize a conferência da nota

A conferência da nota também é algo fundamental para otimização do processo, afinal, este documento de entrada das mercadorias deve estar de acordo com o que foi comprado e qualquer inconformidade identificada já procure a distribuidora atacadista para solucionar o problema.

Faça um armazenamento e registro correto

Se preocupar em fazer uma boa conferência de produtos é essencial, mas não esqueça de realizar um armazenamento e registro correto de todas as mercadorias antes de entrar para o estoque.

Comece etiquetando, inserindo todas as informações que sejam necessárias, tais como: quantidades, lotes, fabricante e validades para então passar ao sistema de controle. 

Conte com a ajuda de ferramentas

Otimizar atividades dentro do seu negócio é a garantia de maior produtividade, o que consequentemente aumenta o crescimento e ainda elimina prejuízos e dores de cabeça.

Na conferência de produtos, o objetivo é eliminar tempo e possíveis perdas, de maneira que trabalhe de forma mais assertiva, garantindo mais sucesso para o negócio.

Uma ótima dica para te ajudar nessa tarefa é contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas que contribuam para maior economia de tempo como na automação das atividades executadas.

Por fim, com uma conferência de produtos padronizada é possível manter tudo organizado, de maneira que tenha total conhecimento sobre quantos exemplares de cada produto foram adquiridos, quantos deles você já tinha e quantos passou a ter. 

Além facilitar a organização física dos produtos, que podem ser armazenados seguindo um método de endereçamento e agrupados por lotes e prazo de validade, você nunca mais irá precisar se preocupar em correr o risco de perder produtos por prazos de validade ou ainda por erro de contagem.

Compartilhe: